Comprou um computador novo e não sabe qual o melhor antivírus para instalar? Vamos analisar aqui alguns dos mais famosos e te ajudar a escolher o melhor. Sabemos que não é fácil escolher um antivírus, aparecem vários no mercado e cada pessoa fala uma coisa. Além disso alguns também são bem complicados de mexer e não resolvem muito o problema.

Mesmo que você não tenha muita facilidade de usar o computador e baixar um antivírus com as dicas que vamos dar aqui, você vai conseguir ter um computador protegido e sem riscos. Para começar você precisa saber que no geral os antivírus pagos oferecem mais proteção que os gratuitos. Mas optar por um bom antivírus gratuito não vai perder muita coisa.

Não existe nenhum software que proteja seu computador 100%, visto que aparecem novos vírus o tempo todo e até ele ser descoberto seu antivírus não vai conseguir reconhece-lo. Mas é claro que existem aqueles que conseguem garantir mais proteção que outros. A forma mais fácil de conseguir atrair vírus para seu computador é fazendo tarefas simples como download e upload, e também fazendo atualizações constantes.

Leitura Relacionada:

Qual o melhor antivírus

Para o desespero não instaurar, vamos ver agora alguns dos tops antivírus gratuitos e pagos, todos muito bons.

Então, quais são os melhores?

Opção de software pago

  1. Kaspersky

Kaspersky - Melhor Antivírus do Mundo

Um dos melhores antivírus na atualidade é o Kaspersky(veja nosso artigo especial sobre ele), ele foi eleito um dos melhores do mercado. O programa oferece bastante segurança comparado aos outros e combate as ameaças com eficiência. O Kaspersky pode ser usado em computadores domésticos e empresariais, ele também pode fazer uma varredura no seu computador gratuitamente por 30 dias.

Em um teste realizado pela AV-Test o Kaspersky obteve nota máxima em proteção. Não é exagero considerá-lo, hoje, o melhor antivírus do mundo.

  1. Bitdefender

Bitdefender - Bom Antivírus Pago

Outro bom antivírus pago é o Bitdefender, ele é muito usado fora do Brasil e é muito eficiente na detecção e extermínio de arquivos mal-intencionados. Em um teste feito pelo instituto AV-Comparatives mostrou que esse antivírus bloqueou 100% das ameaças, mas ele também mostrou três ameaças que não existiam.

Melhores versões gratuitas

  1. Avast

Avast - Melhor antivírus grátis

O Avast é bem famoso, ele é o mais usado pelos brasileiros, é fácil de baixar e protege o computador. Mas será que é o melhor antivírus gratuito? Ele tem a opção paga e a gratuita, assim como muitos outros, pode ser rodado no sistema Windows e no Mac Os. Ele é muito recomendado, mas não apresentou bons resultados nos testes. Ele obteve pouco mais de 96% no teste para bloquear ameaças e ficou atrás do antivírus AVG no teste feito pelo AV-Teste.

  1. AVG

AVG - bom antivírus gratuito

O AVG é um antivírus gratuito e muito usado também. Ele roda nos sistemas operacionais do Windows, Mac e Linux, o AVG tem uma interface muito simples e bem funcional, ele tem uma varredura bem eficiente e sua performance é muito boa. Ele consegue bloquear cerca de 96% das ameaças do computador e obteve boas notas no teste realizado pela AV-Teste.

  1. Avira

Avira Antivirus Grátis

O antivírus Avira está disponível para o Windows, Mac OS e plataforma Android, ele não é muito usado e conhecido, mas é bastante eficiente e obteve notas muito boas nos testes realizados. O Avira oferece proteção constante e faz scanner em tempo real, ele bloqueia basicamente 100% das ameaças e obteve nota máxima no teste realizado pelo AV-Teste.

Polêmico

Baidu Antivirus

Um antivírus que também é bem conhecido, mas não tem bons resultados é o Baidu, ele oferece segurança gratuita para o sistema Windows. O Baidu conseguiu detectar os vírus mais famosos e é bem simples de instalar e usar. No teste realizado pelo AV-Comparatives ele conseguiu bloquear apenas 95% dos vírus.

Decidimos colocar na lista apenas porque ele é alvo de muita polêmica. Alguns ainda dizem que o Baidu Antivírus é bom, porém não é o que se pode constatar nos resultados realizados. O desempenho desse software, que ficou muito abaixo dos outros, e a forma com que ele é instalado, muitas vezes sem o consentimento do usuário, contam como pontos negativos para sua análise.

Conclusão

Agora já está mais fácil decidir qual o melhor antivírus para baixar e instalar. Se você prefere pagar por um programa para maior proteção, tem duas boas opções: o Kaspersky e o Bitdefender. Mas se você não quer gastar com isso e prefere usar um antivírus gratuito esqueça o Baidu e opte pelo Avast, Avira ou AVG.

Baixar qualquer um desses programas é muito fácil e usá-los também é bem simples. Se você não leva muito jeito com computador e precisa instalar um antivírus, leve em alguma empresa especializada em formatar computador, lá eles vão instalar o programa que você quiser e vão cobrar muito pouco por isso ou nada.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

dezoito − cinco =