É comum ver por aí algumas pessoas dizendo que os tablets vieram para ficar, que esses dispositivos definitivamente são o futuro, e que o notebook se tornará um dispositivo obsoleto. Visando esse tipo de afirmação precipitada, iremos hoje fazer uma avaliação sobre esse tema.

Bom, primeiramente não podemos dizer que um é melhor que o outro, é preciso ter cautela para fazermos a melhor escolha. Não iremos dizer de forma objetiva qual dispositivo é melhor, iremos apenas colocar alguns pontos em destaque para que você tire suas próprias conclusões.

Ou seja, a avaliação final quem fará é você, baseado no que iremos falar logo adiante. Portanto confira o nosso ponto de vista sobre essa dúvida que aflige muita gente.

Quais são os lados positivos e negativos de cada um

tablet ou notebook

Vantagens/Desvantagens do Notebook

O primeiro ponto que deve ser observado é a necessidade de uso. Por exemplo, se você pretende adquirir um dispositivo robusto, um notebook sempre será a melhor escolha. Pois o dispositivo apresenta uma série de vantagens que o faz se destacar mais que um tablet.

Como exemplo temos o conjunto de hardware. Você não encontrará um tablet com poder de fogo para rodar qualquer tipo de aplicação, ao contrário, os tablets possuem uma certa limitação nesse ponto. E tanto no mercado corporativo quanto no uso casual, existem programas que exigem muito do hardware.

Outro fator interessante do notebook é a praticidade de um teclado físico, que não há num tablet convencional; com exceção dos híbridos, que são mesclados de ambos os dispositivos. Em contrapartida, existem notebooks touchscreen, que possibilita ao usuário, caso haja interesse, a digitação com um teclado virtual.

Outro fator que pesa bastante é a exclusividade de softwares, sendo que alguns programas específicos são exclusividade para computadores convencionais, e se existissem para tablets, o hardware provavelmente não daria conta. Portanto, o notebook é mais versátil que o tablet, além disso é mais robusto e consequentemente realiza as tarefas com maior rapidez e eficiência.

No que se refere às desvantagens, podemos citar o preço. Ainda que possua melhor performance, os laptops não são nada baratos, mesmo que seja um dispositivo mais simples, visando usuários menos exigentes. Podemos citar também a espessura e a tela que, geralmente é pequena, havendo exceção é claro.

Outra desvantagem do notebook é o peso. Se você é um estudante e pretende levar consigo o dispositivo, sempre analise o peso que o fabricante informa, caso contrário você pode ter sérios problemas na coluna.

Os tablets geralmente são mais leves, possui um peso muito pífio para ser considerado como incômodo.

Leitura Relacionada:

Vantagens e desvantagens do Tablet

O tablet por sua vez possui algumas peculiaridades que são bem favoráveis a usuários específicos. Como exemplo temos a mobilidade, por mais que os notebooks são transportáveis (porém pesados as vezes), os tablets possuem espessura menor, o que possibilita um transporte mais descomplicado.

Além disso, o peso desses dispositivos é bem baixo, o que dá ao usuário maior conforto ao levá-los na bolsa. As vantagens não param por aí, pois como o tablet é touchscreen, realizar tarefas na tela do dispositivo é uma ótima opção.

Como exemplo temos os profissionais que realizam desenhos, seja ele um designer, estilista, arquiteto, engenheiro entre outros. Para esses profissionais, esse gadget se torna um ótimo aliado.

Outra vantagem muito interessante é a possibilidade de se acessar a internet de maneira rápida e de qualquer lugar.

Algumas desvantagens consideráveis que podemos citar é a ausência de um leitor e gravador de dvd, os melhores aplicativos são pagos, limitação na execução de programas específicos que são mais pesados e limite de memória que muitas das vezes não podem ser alteradas.

Leitura Relacionada:

Conclusão

Você pode conferir alguns dos principais conceitos de tablet e notebook. Com base nas principais vantagens e desvantagens, você poderá por si só tirar suas próprias conclusões de qual dispositivo é melhor para você.

O principal de tudo é analisar o seu comportamento tecnológico no dia a dia, assim você poderá fazer a melhor escolha. Mas num contexto geral, podemos dizer que os tablets são voltados para usuários que realizam tarefas mais leves, e o notebook é o inverso.

Mas, porém, é preciso levar em consideração outros fatores como preço e portabilidade, que pode decidir literalmente a sua necessidade final.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

10 − nove =