Encontrar uma placa de vídeo boa e barata para jogos pesados não é mesmo uma tarefa fácil. Os modelos que são mais conhecidos no mercado hoje me dia chegam a custar até 3 mil reais – valor inacessível para a grande maioria dos brasileiros, ainda mais com a atual crise em que vivemos.

A saída para quem gosta de jogar bons jogos em seu computador para passar o tempo é buscar modelos mais em conta, com bom desenho e que possuam um preço mais acessível, ainda que não seja assim tão barato.

Leitura Relacionada:

Desmistificando a relação: desempenho x memória

Quem não possui muito conhecimento sobre o assunto, ou possui apenas o básico, não percebe que a capacidade de memória da placa não está diretamente ligada ao seu desempenho. Apesar de ser uma das coisas que devem ser observadas, ela não é o mais importante.

O que devemos realmente observar em uma placa de vídeo, é o “Clock”, expresso em MHz. Quanto maior for esse número, melhor é a placa e seu poder gráfico. Podemos considerar uma placa de vídeo boa e barata se tiver pelo menos 800 MHz e seu preço ficar na casa dos mil reais.

3 melhores placas de vídeo baratas

Enfim vamos dar nome aos bois e exemplificar quais são as melhores nesse quesito, possuindo ótimo custo benefício para quem resolver adquirir alguma delas. Vale ressaltar que a lista abaixo não está necessariamente em ordem de melhor para o pior

NVIDIA GeForce GTX 960

Placa de video boa e barata - GTX 960

Essa placa gráfica é considerada intermediária da NVIDIA. Ela é capaz de rodar qualquer jogo atualmente, inclusive os da última geração, que são consideravelmente mais pesados e exigem muito mais de processamento. Sua capacidade permite, inclusive, rodá-los muito próximo das definições gráficas mais altas – “max settings’, como dizem os gamers.

  • Clock: 1127 MHz;
  • Preço: Pode ser encontrada em alguns sites por até R$1.100, 00.

Levando em conta as características acima, podemos dizer sim que ela conta com um dos melhores custo benefício do mercado em 2016, embora ainda não seja tão barata assim.

AMD Radeon R9 280

Boa placa de video - Radeon R9 280

A AMD vem crescendo muito nesse mercado, que antes era totalmente dominado pela NVIDIA, e possui uma gama de produtos de qualidade. A Radeon R9 280 não fica fora disso!

Essa placa possui desempenho e preço semelhantes com a GTX 960, mostrada acima, porém um pouco inferior na questão dos clocks. Isso não impede que ela tenha uma performace realmente muito boa em relação aos jogos, sendo capaz de rodar quase todos os jogos de ultima geração perto do máximo.

  • Clock: 940 MHz;
  • Preço: Entre R$ 1.000,00 e 1.200,00.

Não é difícil observar que em termos de custo e benefício a GTX 960 leva vantagem sobre essa placa, mas fica a seu critério avaliar outras variáveis na hora de escolher entre elas.

AMD Radeon R7 265

Radeon-R7-265

Mais uma da empresa AMD, essa placa está um pouco abaixo das outras duas com relação ao seu desempenho e processamento gráfico em jogos. Entretanto, devido ao seu preço, ela pode ser realmente considerada uma placa de vídeo barata e com bom desempenho.

De toda forma, apesar de não rodar os jogos de última geração nas configurações máximas, ela consegue executá-los tranquilamente e com FPS (quantidade de frames por segundo) satisfatório para o gamer.

  • Clock: 900 MHz;
  • Preço: Pode ser encontrada por até 800 reais em alguns sites como o “Kabum!”.

Para notebooks

As placas gráficas para notebooks possuem um pouco menos performance se comparada aos computadores convencionais. Dando um exemplo sobre uma que já foi citada aqui, a GTX 960 é um pouco melhor que a GTX 960M (placa de vídeo para notebook).

No vídeo abaixo podemos ver a diferença de FPS entre as duas:

Dessa forma, se quiser um desempenho parecido um ou um pouco superior, é recomendável a GTX 970M.

Outros modelos

Se ainda não está satisfeito com esses três ótimos modelos apresentados, recomendamos fortemente o site FutureMark, que faz uma análise e testes de desempenhos de cada uma das placas de vídeo e as classificam em um ranking que é atualizado todo mês (veja aqui).

O ideal nessa hora é saber quanto você está disposto a pagar pela sua placa de vídeo boa e barata para jogos e tentar conseguir a maior performance possível.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

sete − três =