Possuir um veículo envolver cuidados com a segurança do bem, não apenas cuidados com manutenção e para evitar danos, mas principalmente em cercar-se de cuidados que previnam e protejam de roubos e assaltos do automóvel.

Além da prevenção por meio da adesão de serviços de seguros automotivos ou proteção veicular, também e interessante, e bastante útil, a contratação do serviço de rastreio de veículos. Para que você compreenda melhor o que é este recurso, apresentamos a seguir as definições de o que é um rastreador veicular.

o que é rastreador veicular

O rastreador veicular é um equipamento que é instalado no carro, moto, caminhão ou ônibus, permitindo que uma empresa prestadora de serviços gerencie o rastreamento e monitore as localizações do veículo. Este recurso é amplamente usado como ferramenta de prevenção e segurança em casos de roubos, furtos e, inclusive, seqüestros. Assim que é acionado, o aparelho rastreador possibilita a identificação e posicionamento, em tempo real, do veículo. Em alguns modelos de aparelhos e serviços oferecidos, é permitido que se bloqueie o motor de partida do veículo, forçando a sua parada e promovendo a rápida recuperação do automóvel.

A partir de agosto de 2014, estabeleceu-se que toda a frota de veículos do Brasil deve estar eletronicamente identificada por meio de algum aparelho rastreador de veículos instalado no automóvel.  A medida tem por objetivo a melhoria do controle de tráfego e de trânsito. A medida também prevê a distribuição de antenas por cidades e rodovias brasileiras que permitirão a comunicação entre aparelhos de rastreamento veicular e a central de controle de dados do Denatran.

Modelos de rastreador veicular

como funciona o rastreador veicular

Para aquelas que não desejam contratar uma empresa que possua o serviço de rastreamento veicular, é possível, sim, a compra de um rastreador veicular sem mensalidade, ao adquirir um aparelho que possui um chip com dados, que se comunicam via GPS ou SMS, e é instalado no veículo.

A organização dos dados coletados é enviada via URL do rastreados para o dono do veículo, que pode monitorá-lo via internet.  Contudo, a gestão de segurança, neste caso, é realizada somente pelo proprietário, sem o auxílio de nenhuma empresa de segurança veicular.

As desvantagens desta opção estão no fato das possíveis falhas ocasionadas pelo sistema de autogestão, principalmente pela possibilidade de erros que podem ocorrer no sistema de GPS e SMS e que podem demorar a ser percebidos quando observados por apenas uma pessoa. Por este motivo, muitas pessoas optam por investir mensalmente um valor para ter a segurança de contar com uma empresa que apresente o suporte necessário em casos de emergência.

Agora que você já entende a importância do rastreador veicular, procure pela melhor opção que garanta a segurança de seu veículo e esteja precavido contra roubos, furtos e sequestros.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

doze − 4 =