Jogar online é diferente de navegar na web ou checar e-mails. A prática exige um equipamento melhor e também uma conexão mais alta e de maior qualidade. Uma aplicação em tempo real, tal como jogar online, por exemplo, precisa de uma internet constante e que permança estável.

Mas, para não haver problema quando estiver jogando, muitos fatores precisam estar de acordo com o que um jogo online exige. E ainda, cada jogo necessita de especificações diferentes também, com relação ao equipamento e às configurações do computador.

Alguns necessitam de mais memória, outros de um processador mais veloz ou uma placa de vídeo de melhor resolução. O ideal é encontrar um equilíbrio para poder baixar diversos jogos e não ter problema de danificar a plataforma.

facilities_computer_games_large_05

Das plataformas de jogos, o computador é a mais completa por ser altamente customizável. Outros fatores precisam ser observados, entre os mais comuns estão: uso de conexões estáveis, cabeamento resistente e novo; banda larga de qualidade e computadores com memória suficiente.

Para se ter uma ideia, jogos considerados de última geração podem requerer um computador de mais de R$ 15 mil reais para rodar os gráficos máximos. Entre outras coisas, as mais importantes para serem observadas são:

  • O sistema operacional ou seja, Windows XP, Vista, Mac OSX;
  • O processador do computador – Pentium 4, 2.4 GHz, Intel Core i7;
  • Memória RAM do sistema – 512 MB, 1 GB, 2 GB 6GB  do tipo DDR3;
  • Tipo de conexão – dial-up, cabo, DSL, satélite;
  • ISP – Internet Service Provider (nome da empresa que fornece o serviço de internet);
    Router / Modem – Dlink DI-624, Linksys WRTG54GS;
  •  Placa de vídeo – Nvidia GeForce e AMD, estão entre as mais populares.
    HD – 500 GB
    Monitor – LED Full HD

Vamos fazer uma breve abordagem sobre a plataformas de alguns jogos. Para os fãs de poker online, que jogam pela PokerStars, por exemplo, existe a possibilidade de apostar online, tanto em computadores, como aparelhos móveis. O aplicativo está disponível para para PC, com sistema operacional Windows XP e Windows Vista, e computadores Apple, que requerem Mac OS 10.5 ou um sistema superior para ser executado.

A PokerStars não tem uma versão para o Linux e também não tem planos breves para desenvolver algo nesse sentido. No entanto, a partir do lançamento final de 2005 de Wine PokerStars v0.9.1 pode ser executado em sistemas operacionais Linux.

Segundo alguns especialista, para rodar a maioria dos jogos, a melhor opção é um computador com sistema operacional da Microsoft, o conhecido Windows, pois tem uma grande compatibilidade, muito maior do que a do sistema Mac, dos computadores da Apple, apesar de costumarem ser mais velozes e serem menos vulneráveis.

fotoysonline2

Para o WOW – World of Warcraft, da produtora Blizzard, os requisitos mínimos e as especificações recomendadas (inclusive para rodar as expansões) são voltados para a alta qualidade de resolução da imagem e a necessidade de ficar online o tempo todo, mesmo não estando em frente ao computador.

Conhecido como um dos melhores jogos de ação do mundo é um RPG de muita aventura, ação e efeitos especiais e é imenso. A partir do original, as constantes atualizações que adicionam novo conteúdo e as três expansões oficiais – The Burning Crusade, Wrath of the Lich King e Cataclysm, permitem centenas de horas de jogo.

Jogos do mesmo gênero de World of Warcraft são geralmente chamados de MMORPGs, o que significa “Massively Multiplayer Online Role-Playing Game” e exigem um equipamento similar.

Confira as especificações de sistema recomendadas para World of Warcraft em Windows e Mac, respectivamente:

  • Sistema operacional: Windows 7 / Windows 8 64 – com o pacote de serviço mais recente; Mac OS X 10.9.x – versão mais recente.
  •  Processador: Intel Core i5 2400; Intel Core i5, ou melhor.
  •  Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 470, ATI Radeon HD 5870, ou melhor; NVIDIA GeForce GT 750M ou AMD Radeon HD 6750M, ou melhor.
  •  Memória: 4 GB RAM; para o MAC, também 4 GB RAM.
  •  Armazenamento: 35 GB, disponível no disco rígido; o mesmo para o MAC.
  •  Conexão: Internet banda larga para Windows e MAC.
  •  Dispositivos: Mouse com vários botões e roda de scroll para os dois sistemas.
  •  Resolução: 1024 x 768 (mínima) para os dois.

Enfim, quem prefere jogar no computador, sabe que não adianta tentar fazer economia nos recursos da sua máquina. Um PC que tenha a configuração ideal para games é mais eficiente em todos os pontos, incluindo rapidez para o carregamento das imagens e melhor definição das mesmas, que vão aparecer na tela com maior qualidade gráfica.

Vale a pena para quem é aficionado por jogos escolher uma máquina e instalar com todos os detalhes para garantir boa diversão!

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

treze + doze =