Quem nunca se deparou com tal problema não sabe como é frustrante ter que interromper o que está fazendo e sua concentração para entender o que aconteceu.

Ao reproduzir jogos ou aplicativos de vídeo ou design gráfico (como no caso da transmissão de vídeo), a tela do computador fica preta por até três segundos e uma das mensagens de erro a seguir é exibida:

  •   O driver de monitor parou de responder e se recuperou com êxito.
  •   O driver de monitor igfx parou de responder e se recuperou com êxito.
  •   O driver de monitor NVIDIA parou de responder e se recuperou com êxito.
  •   O driver de monitor ATI parou de responder e se recuperou com êxito.

Esse problema está relacionado ao sistema gráfico. Quando a memória de sistema está ficando vazia e o Windows não consegue alocar memória de vídeo, o Windows fecha e reinicia o programa para evitar uma falha.

Esse comportamento pode ocorrer devido a um ou mais dos seguintes motivos:

Talvez você precise instalar as atualizações mais recentes para seu driver de vídeo

Efeitos visuais ou muitos programas em execução em segundo plano podem estar deixando o seu PC lento

A GPU está levando mais tempo do que o permitido para exibir elementos gráficos ao monitor

Observação: Se você está usando uma placa de vídeo mais antiga, pode não existir um driver de vídeo que seja totalmente compatível com a sua versão do Windows.

Para obter mais informações sobre a Detecção de Tempo Limite e Recuperação, consulte Detecção de Tempo Limite e Recuperação de GPUs através do WDDM.

Para solucionar isso, vamos a alguns procedimentos:

 Etapa 1: Reiniciar o computador

    Desligue e reinicie o computador para limpar os endereços de memória e preparar o computador para continuar com a solução de problemas.

Etapa 2: Atualizar o driver de vídeo

    Atualize o driver de vídeo para o seu modelo específico de computador. Para obter mais informações sobre como atualizar drivers, consulte o documento de suporte.

    Após a instalação do driver atualizado, execute a ação que você estava realizando quando o erro ocorreu inicialmente (por exemplo, jogar um jogo ou assistir a um filme) para testar se o erro ocorre de novo.

 Etapa 3: Ajustar as configurações dentro do jogo ou programa

    Ajustar as configurações dentro do jogo ou programa, como reduzir a suavização (anti-aliasing) ou a resolução de tela, reduz a qualidade das imagens, mas também reduz a probabilidade de erros relacionados à placa de vídeo.

    Se o erro ocorre somente ao usar um jogo específico ou programa, atualize os recursos do jogo ou programa dentro do próprio programa ou acesse o site de suporte do fabricante para baixar e instalar as atualizações relevantes. Após a instalação das atualizações, reinicie o computador.

    Após a reinicialização do computador, execute a ação que você estava realizando quando o erro ocorreu inicialmente (por exemplo, jogar um jogo ou assistir a um filme) para testar se o erro ocorre de novo.

Etapa 4: Substituir a placa de vídeo (somente computador desktop)

    Após executar as etapas anteriores, a mensagem de erro não deverá ocorrer com tanta frequência. Execute a ação que você estava fazendo quando o erro ocorreu inicialmente – por exemplo, jogar um jogo ou assistir um filme – para testar se o erro ocorre de novo. Se os erros continuarem ocorrendo, substitua a placa de vídeo ou adicione memória.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

1 × cinco =