Se você possui um computador, ou notebook, que está desligando sozinho essa dica serve para você também. O sistema e o hardware desses dois dispositivos funcionam praticamente da mesma forma e você poderá resolver os problemas, de um ou de outro, de maneira semelhante.

Apesar disso, pouca gente sabe que na verdade isso pode ser um mecanismo de defesa do sistema contra danificações mais sérias.

Como funciona esse mecanismo

Notebook desligando sozinho

Digamos que seu computador esteja desligando sozinho depois de 10 a 20 minutos de utilização, contando desde o momento e que foi ligado. Após isso, ele desliga quase que instantaneamente ao tentarmos religa-lo.

Esse é um caso clássico de desligamento por temperatura. Isso acontece no momento em que o sistema responsável por resfriar os componentes (processador, principalmente) do seu notebook, ou computador, não está funcionando de maneira adequada.

Podemos perceber, então, que para que não haja perda de peças – superaquecimento e consequente queima das mesmas – esse mecanismo de defesa atua desligando a máquina. Há uma temperatura limite, e ideal, em que cada componente deve funcionar para melhor funcionamento.

O motivo do desligamento automático, dessa forma, pode variar. Entretanto é importante deixar claro que é melhor não “forçar a barra” e tentar manter o computador ligado. Até mesmo os coolers externos, no caso de desligamento por temperatura, não são ideais para resolver esse problema.

Motivos mais comuns para notebook desligando sozinho

Além do problema de superaquecimento, aqui já citado, os principais motivos para que seu computador esteja desligando sozinho podem ser:

  1. Fonte de energia com problemas

Fonte de energia de computador suja

Esse problema normalmente acontece quando há um “upgrade” na sua máquina. Isso é, se há troca de um componente (como processador, memória ram ou placa de vídeo) mais fraco por um mais potente.

A fonte é inicialmente planejada de forma que consiga sustentar e fornecer energia para o hardware inicial do computador. Havendo troca de peças, é realmente possível que haja problemas relacionados a ela.

Além disso, lembre-se sempre de limpar a fonte para que não haja interferências de sujeira em seu funcionamento.

  1. Bateria

Extremamente comum principalmente em notebooks. A bateria normalmente é o primeiro componente que para de funcionar e, dessa forma, não aguenta sustentar seu PC.

Apesar de ser um pouco óbvio que uma bateria “estragada” possa não aguentar nem 20 minutos de funcionamento, a maioria das pessoas nem lembram que pode ser ela o motivo do desligamento repentino do notebook.

  1. Memória RAM

Memória RAM

Um dos principais hardwares de um computador é sua memória RAM. Isso quer dizer que sem ela, não há maneiras de um sistema funcionar. Basicamente, nela ficam armazenados todos os programas em execução, inclusive o sistema operacional.

O problema relacionado a este componente é mais por falta de higiene de hardware, que pode gerar oxidação da memória RAM. Isso prejudica, e muito, a passagem de corrente elétrica e seu respectivo funcionamento.

  1. Disco Rígido

O fato do HD estar apenas em quarto é justificável. Raramente ele é observado como o culpado para um computador desligando repentinamente. Se o seu dispositivo de armazenamento for um SSD, essa situação é ainda mais rara.

Entretanto, os discos rígidos mecânicos (mais comuns) funcionam como um disco que fica rodando. Dessa forma, se houve qualquer tipo de impacto, ele pode estar danificado. Se há algum arquivo do Windows, que seja extremamente importante para seu funcionamento, que foi comprometido no HD, isso justifica os desligamentos.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

três × 1 =