Nos tempos de hoje, em que quase toda a informação ou dados e arquivos pessoais que possuímos ficam guardados na memória de nosso computador, é extremamente importante que tenhamos um lugar para fazer um “backup”, em caso de perda repentina do computador – como a presença de um vírus fatal, por exemplo (veja qual o melhor antivírus).

Há alguns poucos anos, isso era feito em mídias de disco, como os DVDs. Ainda menos tempo, em pen drives, que já suportavam mais que o dobro do disco. Hoje, como a quantidade dados é muito alta, o backup é feito em um HD externo, via USB.

Toda grande empresa ou qualquer pessoa normal que possui arquivos importantes, e não deseja perde-los por uma obra do destino, precisa possuir um dispositivo para executar e salvar tais informações. Por isso, vamos te contar aqui nesse texto qual é o melhor HD externo do mercado para cada tipo de situação.

Artigo sobre o melhor HD externo

Quais são os tipos existentes hoje em dia?

Sabemos que existem diferentes modelos, e talvez você procure algum específico. Por isso falaremos um pouco de cada um deles. Os mais comuns são:

HD externo para computadores e notebook

Nessa categoria, alguns modelos se destacam mais que os outros, principalmente das marcas Samsung e Seagate. São dispositivos portáteis que cabem dentro do bolso da calça e podem ser levados para qualquer lugar.

Outra vantagem dessa categoria é que não precisam ser ligados a nenhum tipo de energia, apenas são conectados via USB no PC que deseja utilizá-lo e só. A velocidade de transmissão de dados vai depender da porta USB. As mais modernas, chamadas de “USB 3.0”, possuem velocidade de transmissão de até 600 mb/s – muito rápido.

Apesar disso, possuem boa capacidade de armazenamento, chegando na casa dos 4TB.

Sem mais delongas, vamos a lista dos melhores HDs externos para notebook e computador:

1.      Samsung M3 Portable

HD Externo para Notebooks - Samsung M3 Portable

Talvez esse seja o modelo mais conhecido e que possui o melhor custo benefício. Podemos dizer, então, que ele é um HD externo bom e barato. Ele possui a versão com armazenamento de 500GB, 1TB e 2TB.

Qualquer um dos modelos acima já vem com USB 3.0, garantindo muita velocidade na transmissão de dados. Além disso, possui ótima aceitação de seus usuários por ser bastante pequeno, leve e funcional.

2.     Seagate STBX1000600

Seagate-STBX1000600

Outro ótimo HD externo portátil, com as mesmas capacidades do Samsung citado acima. Suas especificações são:

  • USB 3.0;
  • Armazenamento de 1TB até 2TB;
  • Dimensões que cabem em um bolso de calça

Qual o melhor: Seagate ou Samsung?

A diferença entre eles fica apenas no preço. Como o HD externo da Samsung possui melhor custo benefício, resolvemos colocá-lo em primeiro.

De modo geral, escolhendo qualquer uma das opções cima, Seagate ou Samsung, você fará uma boa aquisição, pois ambos são muito bem recomendados!

Melhor HD externo para XBOX 360 e mais novos

Hoje já possível utilizarmos um HD externo convencional, como os já citados aqui nessa matéria, no Xbox. Apesar disso, existem modelos que são mais compatíveis e que são produzidos exatamente para esse fim e, dessa maneira, são mais recomendados para essa função.

Nesse site você encontra a lista de todos os dispositivos compatíveis com seu XBOX, mas nossa recomendação é o Game Drive Xbox, da Seagate, que possui 2TB. Veja a foto abaixo:

HD externo para XBOX 360 e outros

Conclusão

Como podemos ver, existem vários tipos e modelos para diferentes opções de uso. Dessa forma, escolher o melhor HD externo depende de como você irá utilizá-lo em seu dia a dia. Entretanto, as opções que aqui foram citadas são capazes de cobrir todas, ou quase todas, as possibilidades que pudemos imaginar.

Caso ainda tenha faltado algo no texto, fique à vontade para deixar seu comentário que procuraremos melhorá-lo no futuro.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

um + vinte =