Com o uso constante do smartphone para a consulta de saldos de banco, navegação na internet, redes sociais, acessar e-mails e entre outros, grandes hackers estão de olho nos smartphones de muitos usuários afim obter todas essas informações.

Com isso, grandes empresas (conheça as melhores do ramo) estão investindo no mercado de antivírus móveis e lançando produtos que podem ser eficazes contra esses males. Mas afinal, qual o melhor antivírus para celular Android da atualidade?

Melhor antivirus para Android

Leitura Relacionada:

Conheça o ESET Mobile Security: o melhor pontuado pela a AV Test.

O ESET Mobile Security é um dos melhores aplicativos de segurança disponíveis para dispositivos Android do mercado. Melhor pontuado pelo o AV Test, líder em comparação de antivírus para dispositivos mobiles e computadores, o ESET traz todos seus conhecimentos e sua popularidade no ramo de desktops para o ramo de smartphones. Além de oferecer segurança para o usuário, o antivírus também traz diversas ferramentas que tornam sua experiência muito mais ampla e segura no seu smartphone.

Se você é daqueles que pensam que não precisa de um antivírus para seu celular, então, você deve pensar duas vezes e escolher o ESET Mobile Security. Além de proporcionar uma maior segurança para o usuário, o ESET é eficiente em varreduras de códigos maliciosos, pois ajuda a manter todos seus dados mais seguros e, assim como em qualquer aplicativo, ele permite que você bloqueie seu smartphone em caso de perda ou de roubo. Dessa forma, com toda a certeza, ele se destaca como o melhor antivírus para Android dos tempos de hoje.

Conhecendo melhor o aplicativo

Leveza e fluidez

Assim como seu antivírus para computador (conheça as melhores opções), o ESET traz uma incrível fluidez e leveza se for comparado com outros antivírus mobiles disponíveis no mercado. Mesmo rodando o tempo todo em segundo plano, o aplicativo é capaz de rodar em celulares mais simples, podendo até rodar em smartphones single-core de 800MHz sem problema nenhum. Além disso, ele é ideal para smartphones que não possui muito espaço interno, pois ele pesa cerca de 3MB e exige Android 2.0 ou superior.

O fator que garante melhor performance e leveza é seu visual bastante simples. Sem animações e com uma interface bem simplificada, o usuário não precisará ter muito conhecimento para utilizá-lo, pois o aplicativo muda de cor ao notificar que precisa ser realizado uma tarefa ou tem algo incomum no smartphone. Além disso, o aplicativo possui uma predominância de textos nos menus, o que garante uma maior facilidade para usuários que não possuem muita experiência para esse fim.

Facilidade de uso

Assim como mencionado no item anterior, o aplicativo possui uma interface bem simples e muito fácil de utilizar. Assim que o usuário abre o aplicativo e, logo de início, ele encontrará todas as opções que o aplicativo possui: antivírus, antispam, antifurto, atualização, senhas, idioma, assistente para desinstalar o aplicativo, entre outras funções. É só selecionar a opção desejada e pronto.

Leitura Relacionada:

Antivírus

ESET - Destaque na proteção contra vírus

Assim que o menu do antivírus é acessado, logo é aberta uma tela com todas as opções disponíveis. Uma delas, e a mais importante, é a de rastrear todo dispositivo. Assim como em um computador desktop, quando a opção é ativada, o aplicativo começa instantaneamente a rastrear e verificar se existe algum arquivo infectado em seu smartphone.

Mas atenção: é importante lembrar que você faça o processo de verificação em seu smartphone quando não estiver utilizando, pois quando o processo for ativado, você não conseguirá utilizar seu aparelho. Então, faça isso quando estiver dormindo ou quando estiver realizando alguma tarefa que não necessite dele.

Além de rastrear os arquivos presentes na memória interna do aparelho, fator determinante para se estabelecer como líder do ranking sobre qual o melhor antivirus para Android, o ESET também rastreia todos os arquivos presentes no cartão de memória do usuário. Portanto é preciso ter muita paciência quando estiver executando essa tarefa, pois a velocidade e o tempo de verificação dependerá da quantidade de arquivos presentes em seu smartphone. Assim que o processo acaba, é exibido um pequeno relatório com o número total de arquivos verificados, infectados, excluídos e colocados em quarentena.

Ainda na opção de antivírus do aplicativo, você será capaz de encontrar um relatório completo de rastreamentos e os itens que estão em quarentena. No relatório, você será capaz de ver o histórico de aplicativos baixados e instalados no seu smartphone, além de descobrir se um deles é considerado como malicioso.

Antispam e Antifurto

O ESET Mobile Security permite que você crie uma “lista negra” de todos os números dos quais você não deseja receber chamadas ou SMS. Ao criar esses filtros, você não receberá mais mensagens e ligações dos números das listas, fazendo com que o aparelho desligue a ligação ou exclua a mensagem instantaneamente.

Apesar de existir softwares especializados para esses fins, uma das grandes vantagens de utilizar um aplicativo de antivírus no smartphone é a sua capacidade de antifurto. Além de permitir o usuário bloquear ou apagar todos os dados do smartphone, o ESET permite que seja escolhido os chips SIMs confiáveis. Ao ativar essa função, você somente poderá colocar os chips cadastrados no aplicativo, ou seja, você não será capaz de colocar outro a não ser o que está no seu smartphone.

Outras funções

Além do antivírus, antispam e antifurto, existem também outras funções presentes no menu principal que ajudam a manter melhor a segurança do seu Android. Dentre delas, existe o botão atualizar, função que permite que você escolha um período de atualização para definição de vírus. Ainda no menu principal, existe uma função que permite que você insira ou altere sua senha de segurança, além de permitir que você permita que o aplicativo entre em versão beta, alterar o idioma entre outras opções.

A função que mais chama a atenção é o modo de como o aplicativo é desinstalado. Para aumentar ainda mais a segurança do usuário, a desinstalação somente é feita através do aplicativo e após a inserção de uma senha gerada pelo o usuário durante sua instalação.

ESET - Antivirus para Android

Considerações finais sobre o aplicativo

Apesar de não ser muito comum ataques constantes de vírus no smartphone, utilizar um aplicativo para acabar com esses males pode ser uma boa opção. Assim como oferece segurança, o ESET Mobile Security, o melhor antivirus para Andoird da atualidade, também deixa seu celular mais leve e fluido, pois ele faz uma grande melhora no desempenho do aparelho assim que é executado pela a primeira vez ou quando o usuário realiza alguma verificação.

Muito leve e fácil de utilizar, para quem busca um aplicativo que seja capaz de bloquear ligações e mensagens incomodas, o ESET deve agradar muitos usuários. Então, se você quer maior segurança e autonomia em seu smartphone, esse aplicativo e ideal para você.

Prós

  • Leve e fluido.
  • Roda em qualquer dispositivo mobile.
  • Fácil de utilizar

Contras

  • Permite o acesso dos arquivos via USB
  • Antispam um pouco difícil de se configurar.

Ele é bem recomendado e compatível com diversas marcas, como Samsung, LG, Motorola e outras que rodam esse sistema operacional. Portanto, não há contra indicações quanto a marca e modelo.

Se você não ficou convencido sobre qual o melhor antivírus para celular, Android, por favor deixe o comentário com uma sugestão melhor para podermos analisar.

Outra boa opção, que existe tanto para PCs quanto para celular é o antivírus Kasperky. Vale a pena dar uma lida sobre ele.

COMPARTILHE

4 COMENTÁRIOS

  1. Sempre fui adepta de antivírus gratuitos mas ultimamente percebi que os AVG´s da vida funcionam bem no grátis até a página 2 né? Por isso uso o Psafe q pelo menos é simples de configurar e é gratis pra sempre

  2. Eu já tive o desprazer de ter antivírus da Baidu e só passei nervoso. Qualquer coisa é melhor que essa praga

DEIXE UMA RESPOSTA

cinco − um =