Hoje em dia não há como se discutir a importância da internet em nossas vidas. Seja socialmente falando ou por motivos de trabalho e estudos, ela nos ajuda absurdamente se for bem aproveitada.

O problema é quando as coisas começam a ficar um pouco mais lentas do que gostaríamos. Existem muitas razões pelas quais a conexão parece ficar lenta ao longo do tempo.

Por isso, nesse texto, iremos discutir alguns possíveis motivos que podem estar “gargalando” sua conexão e o que podemos fazer para deixar a internet mais rápida, na medida do possível.

Então, como aumentar a velocidade da sua internet?

Como aumentar a velocidade da internet

–> Verifique se há atividade em segundo plano: Às vezes, quando sua conexão com a Internet parece lenta, é apenas porque algo está usando parte de sua conexão em segundo plano. Acesse o gerenciador de download do seu navegador e garanta que não há arquivos sendo baixados, em seguida, verifique que outros programas estão em execução, e veja se um deles não está monopolizando sua conexão.

Verifique também se as atualizações do sistema ou programas de verificação estão em execução. Muitas vezes, estes programas retardam todo o seu computador, mas o efeito é apenas temporário.

Para verificar quais os programas que estão rodando no Windows, digite Control-Shift-Esc. Uma lista de todos os programas ativos irá aparecer. Em um Mac, vá até a pasta Aplicativos e, em seguida, pasta Utilitários. Abra o utilitário chamado Activity Monitor de relatórios detalhados sobre programas, uso de memória, e muito mais.

–> Atualize seu navegador: Periodicamente os navegadores são substituídos com versões mais recentes. Se você continuar a usar uma versão antiga de um navegador, você vai começar a perceber que sua navegação ficará mais lenta, uma vez que o antigo navegador não está equipado para lidar com novos conteúdos. Para evitar esse tipo de problema se certifique de que você possui a versão mais recente do seu navegador.

–> Verificar a existência de adware: Adware e spyware são programas fáceis de se instalar por engano. Eles podem variar de ser algo levemente irritante para algo sério que pode invadir sua privacidade, e eles quase invariavelmente monopolizam sua largura de banda, diminuindo a velocidade de conexão à Internet. Para se livrar deles, instale um programa projetado especificamente para a tarefa.

A melhor maneira de evitar boa parte do adware é nunca concordar em baixar qualquer coisa que não seja o que você está tentando fazer o download, mesmo quando é exibido que o arquivo que você deseja não vai baixar sem o adware anexado.

–> Se livrar de vírus: Para se livrar de vírus, worms e outros problemas de computador prejudiciais, a melhor tratativa é um antivírus poderoso. Para verificar a existência ou remover o vírus, baixe um programa antivírus, faça a instalação e execute-o imediatamente.

Você nem sempre tem que pagar por qualidade. Alguns dos melhores programas de antivírus do mundo são gratuitos.

–> Espaço livre: Às vezes, um computador mais antigo ou vai começar a ficar lento devido à enorme quantidade de dados temporários da Internet ou programas extras e arquivos que estiverem acumulados. Isso geralmente não é um problema para qualquer computador mais recente, mas nunca é demais para fazer um pouco de limpeza. Comece por eliminar os dados temporários da Internet. Depois vale a pena ver seus programas e remover aqueles que você não usa mais.

–> Definir a segurança da sua rede. Se você acessar a Internet através de uma rede sem fio, a desaceleração pode ocorrer como resultado de outras pessoas estarem usando sua conexão para navegar na Internet. Para evitar esse tipo de incomodo sempre defina uma senha para sua rede.

Programa que pode auxiliar na melhoria de desempenho

Na hora do desespero, muita gente acaba procurando por “soluções fáceis” para o problema. Aqui aparecem alguns programas otimizadores de velocidade de conexão.

O mais conhecido atualmente, e por isso é recomendado por nós, é o ashampoo internet accelerator (veja mais sobre ele aqui). Entretanto, apelas o utilize em último caso, se os outros passos citados aqui nesse texto não derem certo.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

14 + cinco =