O mês não está nem na metade e o seu pacote de dados móveis do celular já terminou. Esse é o pesadelo recorrente de quase todo mundo que abusa da franquia e acaba tendo que esperar o próximo mês chegar.

Mas esse problema pode ser resolvido com dicas simples para fazer seu pacote de dados durar mais tempo. Confira abaixo.

Evite vídeos e músicas

Vídeos e músicas são grandes vilões dos dados móveis. Aplicativos como Youtube, Facebook e Netflix podem esgotar sua franquia muito antes de o mês terminar. O mesmo ocorre em apps de música como Spotify ou Rdio, que demandam muitos dados para o carregamento.

Porém, é preciso entender que não é só o download de vídeos e músicas que acaba com o pacote de dados. Enviar arquivos desse tipo também consome mais do que o desejado. Uma dica de ouro é enviar apenas textos pelo Whatsapp quando se está sem o Wifi. Áudios são arquivos maiores e gastam mais Internet.

Downloads e atualizações de apps só pelo Wifi

Aplicativos de celular podem ser grandes e consumir uma boa quantidade da sua franquia quando baixados. O ideal é instalar aplicativos somente quando estiver conectado pelo wifi. Além de o download ser mais rápido, não interfere em nada no pacote de dados. Outra dica importante é desabilitar as atualizações automáticas de aplicativos, para não correr o risco de consumir o plano de dados com downloads.

Deixe de lado os serviços automáticos

Diversos aplicativos contam com serviços automáticos que consomem bytes e mais bytes. No Facebook, desative a reprodução automática de vídeos em “Configurações de aplicativo”. No Whatsapp, desabilite os downloads automáticos de arquivos recebidos em conversas, indo em “Configurações > Uso de dados”. O Messenger também tem um botão chamado “Economizador de dados”, que evita baixar imagens e vídeos utilizando a Internet móvel. No Instagram é possível optar pelo uso de menos dados, afetando a exibição de imagens e vídeos pesados.

Alguns apps consomem dados em excesso

Mesmo aplicativos que não são destinados ao compartilhamento de fotos, vídeos e áudios podem consumir muitos dados, pois demandam o download de arquivos pesados para seu funcionamento. Apps com publicidade em excesso exigem bastante dados do pacote, pois os anúncios precisam ser constantemente renovados e downloads não desejados são feitos o tempo todo.

O mesmo serve para aplicativos de mapas e de suporte para viagens que funcionam via Internet. Cada novo quadro na tela representa o download de uma nova imagem e mais dados sendo consumidos. O ideal é utilizar as opções de visualização offline de mapas oferecidas pelo Google Maps ou pelo Here Maps, por exemplo. Com eles, o usuário faz o download das rotas quando está conectado pelo Wifi e, durante a viagem, usa o arquivo offline.

Navegue com economia

Navegadores como o Google Chrome, o Opera Mini e Firefox oferecem funções de economia e de controle de dados, que compactam as páginas ou suprimem imagens antes de serem baixados todos os conteúdos.

Mas para garantir Internet boa em casa e no celular, é necessário escolher a melhor operadora. Com NET Internet, NET Virtua e NET Combo você tem o melhor da telefonia móvel, com Internet de qualidade e televisão para toda a família. Assine já!

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

sete + três =