As redes wireless trouxeram mais facilidade e comodidade aos usuários da internet, já que possibilitam a conexão sem o uso de fios. Com a popularidade dos aparelhos mobile – como notebooks, smartphones e tablets -, o uso do Wi-fi também aumentou, inclusive, nas residências.

Mas o que chegou com a proposta de ser um facilitador para a experiência de navegação na internet, por vezes pode se tornar uma grande dor de cabeça quando não funciona da maneira correta.

A Vivo Fibra traz dicas de como turbinar o Wi-fi e melhorar o acesso à internet na sua casa:

 1) Escolha o melhor local para o roteador: pelo fato de o aparelho emitir ondas, qualquer obstáculo pode prejudicar a cobertura. Desta forma, é interessante escolher um lugar alto, para que o sinal possa expandir para baixo e para os lados, e sem sofrer a interferência de muitos objetos.

 2) Corte interferências: Cabos elétricos, portas de metal, aquários, espelhos, vidro e concreto são exemplos de atenuação do sinal. Evite instalar o roteador perto desses objetos.

 3) Atualize os equipamentos: esta é a melhor forma de garantir a velocidade na transmissão de dados. Assim como outros dispositivos, os aparelhos que fornecem a rede Wi-fi também passam por atualizações, e modernizar os equipamentos utilizados em casa é uma estratégia para melhorar o acesso à internet.

 4) Proteja a rede: cadastre senha para o uso da rede sem fio e faça alterações com frequência. Esta é uma forma de evitar que outras pessoas acessem o Wi-fi sem a sua permissão, o que tende a tornar a conexão mais lenta.

 5) Altere o canal de conexão: escolha o canal mais livre no momento. Ferramentas como Wi-fi Analyzer e Wifi Stumbler podem auxiliar nesta seleção, pois informam qual é a frequência que está sendo menos utilizada.

 6) Atenção aos aplicativos: é preciso estar atento ao uso de ferramentas que podem sobrecarregar a conexão. Jogos on-line, vídeos e programas de downloads são exemplos de atividades que podem comprometer o sinal.

 7) Reinicie o roteador: pode ocorrer de o aparelho funcionar de forma mais lenta em decorrência do aquecimento provocado por muitas horas de uso. Neste sentido, é interessante reiniciá-lo com frequência. Outra dica é mantê-lo desligado quando ninguém estiver usando.

 Por meio destas orientações simples, você consegue tornar a sua conexão mais rápida, evitar interferências no sinal e transformar o acesso à internet uma experiência descomplicada e livre de transtornos. Se mesmo assim, problemas com a rede wireless persistirem é aconselhável a solicitação de uma visita técnica para identificar o que está prejudicando a sua conexão.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

1 + sete =