Não importa se é um smartphone, um tablet, um computador portátil ou um computador de mesa: um dispositivo lento é – e sempre será – o pior tipo de dispositivo para trabalhar.

Esse problema permanece consistente independente de sistema operacional, e pode resultar de várias razões.

Então, como deixar seu tablet mais rápido

1. Remova o que não é utilizado

Se você não estiver usando certos aplicativos regularmente, ou se o seu tablet tem muitos jogos, seria melhor simplesmente desinstalá-los, ou pelo menos movê-los para um cartão de memória externa, para liberar espeço e melhorar a velocidade do seu tablet. Realize também essa manutenção em músicas, vídeo e fotos.

2. Desative animações

Efeitos e animações podem consumir muito do seu dispositivo. Essas configurações podem ser desativadas. Basta ir até o menu de configurações do seu tablet, procurar a guia correspondente ou item para efeitos especiais de animação, e desligue. Além disso, evite papel de parede ou protetor de tela com animações. Você deve notar uma melhoria considerável no desempenho tablet ao fazer isso.

3. Mantenha a tela limpa (literalmente e virtualmente)

Muito parecido com a tela de toque do seu telefone, a tela do seu tablet é altamente suscetível à poeira e impressões digitais. Quando a sujeira começa a ficar aglomerada pode acontecer do seu tablet se tornar menos sensível aos seus comandos e toques, o que é realmente frustrante. Basta ter um pano de microfibra limpo (algumas pessoas aplicam água ou fluido de limpeza profissional específico para higienização de telas) e limpe a sujeira da sua tela delicadamente. Certifique-se de nunca borrifar o líquido diretamente na tela.

Tente se livrar de ícones ou widgets que você não está usando. Tendo muitos destes em sua tela acabará usando mais porcentagem na memória interna do seu tablet e torna mais difícil o processamento de comandos.

4. Atualize seu sistema operacional

Sempre é bom ter as últimas atualizações do seu sistema operacional. Dentro das configurações você encontrará uma opção para atualizar o software, essa opção exibe automaticamente se há atualizações disponíveis. Com o update muitas vezes tem novas funcionalidades, melhorias de desempenho e correções de bugs.

5. Limpar Cache

Conforme você usa seu dispositivo, caches de dados podem deixar o software pesado e lento. Você pode excluir a cache manualmente através do menu de Aplicativos em Configurações ou, mais convenientemente, usar um aplicativo que tenha essa função, existem vários que são gratuitos como: Clean Master, CCleaner, App Cache Cleaner, entre outros.

6. Formatar com regularidade

Formate o seu tablet uma vez a cada três meses para manter o sistema funcionando a todo vapor.

Antes de começar, faça backup para que você não perca nenhuma informação valiosa. Depois basta selecionar a opção de restauração, isso irá retornar o software do seu tablet ao estado em que estava quando foi fabricado, dando-lhe um aumento de velocidade bem considerável.

Estas são apenas algumas maneiras de ajudar a acelerar o seu tablet, se você tem alguma dica favorita ou truques que deixamos de fora, deixa tudo aqui nos comentários.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

dois + dezessete =