Que os smartphones tomaram conta de vez do mercado de celulares nós já sabemos. Que com o passar do tempo, e não tanto tempo assim, eles ficam lentos e começam a travar também é um fato conhecido.

Entretanto, o que pouca gente conhece é a causa desse problema é como é possível suavizá-lo para que o celular fique mais rápido e com o desempenho otimizado ao máximo. Sabemos também que trocar de aparelho não é uma opção muito agradável nos tempos de crise em que vivemos e, dessa forma, podemos adiar um pouco isso.

Então, por que o celular fica lento e travando com o tempo?

Celular Lento e Travando? Saiba como deixar mais rápido

Isso, na verdade, depende de diversos fatores. O que precisamos entender nesse momento é o funcionamento de um sistema – seja celular, tablet ou computador. Todos eles funcionam de maneira muito semelhante.

A velocidade de um sistema como esse é dado, geralmente, pelo processador e memória RAM. Isso porque os programas que estão em execução ficam “rodando” na memória RAM e suas atividades são controladas pelo processador. Dessa forma, quanto mais memória RAM e quanto mais potente seu processador, mais rápido será seu celular.

Entretanto, isso não se aplica para todos os sistemas. Vejamos um celular da Apple em comparação com a linha S da Samsung (linha de maior desempenho). A diferença de hardware entre eles é gritante, mas possuem desempenhos semelhantes. Isso se dá pela otimização de Sistema Operacional e aplicativos.

Sabendo disso, vamos entende o motivo da lentidão dos aparelhos com o passar do tempo:

Você deve ter notado que os aplicativos estão sempre se atualizando, assim como o Sistema Operacional que seu celular roda – Windows no Windows Phone, iOS nos iPhones e Android nos demais. Assim, tais aplicações podem exigir um pouco mais do seu sistema como um todo e o celular vai ficando mais lento.

Isso sem contar que sempre há arquivos temporários que ocupam muito espaço e nem nos damos conta de tudo isso.

Apesar de haver outros motivos mais complexos para a lentidão e travamento, esses fatores citados acima nós podemos reverter, ou pelo menos controlar. Vamos trata-los.

Como melhorar o desempenho do celular

Deixar celular Android mais rápido

Existem alguns aplicativos para deixar o celular mais rápido, ou pelo menos são desenvolvidos com esse fim. Apesar disso, nem todos eles são eficazes.

Vamos baixar apenas um aplicativo para limpar a memória RAM de seu aparelho e outro para fazer uma limpeza de disco. Para isso, recomendamos:

Para iOS:

  • Battery Doctor – Além de ser um ótimo gerenciador de bateria, ele ainda tem a funcionalidade de limpar a memória RAM.
  • iCleaner

Para Android

  • Clean Master
  • Android Booster

Outros meios de deixar o celular mais rápido

Outra coisa que pode estar acontecendo com seu aparelho é o excesso de aplicativos abertos. Se houver mais aplicativos abertos do que o sistema consegue suportar, ele fará um “swap” com a memória de armazenamento, deixando o aparelho muito mais lento.

Dessa forma, para otimizar ao máximo o desempenho do seu smartphone, recomendamos fortemente que só deixe abertas as aplicações que são realmente importantes e que necessitam ficar abertas. Quanto mais aplicativos em execução, mais lento o celular fica. Isso sem contar que o consumo de bateria também será reduzido ao aplicar essa dica.

 

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

treze + 14 =