Infelizmente, ou felizmente, o calor se foi (na data em que esse artigo foi escrito). Entretanto, há quem encare isso como uma oportunidade de adquirir “itens de verão” por um preço mais baixo. Nessa categoria estão os ares-condicionados.

O problema de se procurar um ar-condicionado para comprar é que existem diversas opções de marcas (conheça as melhores marcas de ar condicionado) e modelos. Por isso resolvemos escrever um artigo sobre um tema bem polêmico e que gera muitas dúvidas nos consumidores: o ar condicionado portátil é bom? Ele funciona?

Como funciona um ar-condicionado

Antes de tudo, para entender melhor se esse modelo funciona bem ou não, precisamos entender como que um ar-condicionado trabalha para esfriar o ambiente – e também entender melhor o “posicionamento” deles em um cômodo.

A física explica, através de um de um fenômeno chamado convecção térmica, que o ar frio tende a descer e o ar quente tende a subir. Então, por esse motivo, já entendemos o porquê de um desse aparelho ficar na parte mais alta do cômodo. A pergunta que fica agora é: mas e aparelho portátil, que fica no chão, funciona?

A resposta é sim, funciona perfeitamente. Apesar de não estar posicionado no local ideal (em cima), ele faz o papel de retirar o ar quente do ambiente e “jogar” ar frio perfeitamente.

Então o ar condicionado portátil é bom?

Se a questão for cumprir o que promete ele é realmente bom. O que se deve prestar ainda mais atenção ao comprar esse modelo, é o tamanho do cômodo e a potência. Se você já pesquisou sobre isso antes, deve saber que cada modelo tem uma quantidade de BTUs (potência) proporcional ao tamanho da área que ele deve resfriar.

Para ter uma noção dessa tabela, segue a foto:

BTus por área

Entretanto, como todo produto, há vantagens e desvantagens sobre o modelo convencional – de parede, mas de fato, o ar condicionado portátil funciona. Vamos a elas:

Vantagens:

  • Portátil

Seguindo a lógica do nome que ele leva, não poderia ser diferente. Ele oferece uma facilidade incrível quando o assunto é mobilidade e facilidade – para ajudar ainda mais, a maioria dos modelos vêm com rodinhas que facilitam a locomoção entre os cômodos.

  • Sem necessidade de reforma/instalação

Como sabemos, instalar um ar-condicionado de parede pode ser caro e trabalhoso. Além de envolver uma pequena reforma na parede em que ele ficará, demandará tempo (normalmente uma manhã ou tarde inteira) e mover alguns móveis de lugar.

O ar condicionado portátil é bom também porque não requer esse tipo de instalação. Ele pode ser colocado em qualquer lugar, perto de uma janela (falaremos desse ponto no próximo tópico).

Desvantagens

  • Precisa ser colocado perto de uma janela

Como falamos sobre o funcionamento desse aparelho, fica fácil imaginar que ele deve eliminar o ar quente que retirou do ambiente para algum lugar, que não pode ser o mesmo ambiente. Por isso ele precisa ser “instalado” perto de uma janela, e ficaria mais ou menos como na imagem abaixo:

Ar condicionado portátil é bom

  • Barulho

Quando comparado aos outros modelos, principalmente com o Split, ele é mais barulhento. Isso acontece porque, no Split, a unidade que faz o barulho fica do lado de fora do cômodo e, portanto, quase não se houve.

O portátil fica inteiro dentro do quarto e isso pode ser um problema para pessoas que possuem sono mais leve. Se não é seu caso, não se incomode, o barulho não é tanto assim.

  • Pode parar se o reservatório encher

O processo de resfriamento de ar envolve, entre outras coisas, a eliminação de água. Por isso vemos algumas gotas de água saindo de um ar-condicionado, mas como está fora do cômodo, ninguém dá atenção.

No caso do portátil, que está totalmente dentro de casa, foi preciso bolar um jeito para reverter esse problema. A solução encontrada foi colocar um reservatório, normalmente de vinte litros, dentro do aparelho. O problema é que quando ele enche, o ar condicionado desliga automaticamente.

Um jeito fácil de evitar que isso aconteça, é acoplar uma mangueirinha que leva toda essa água para outro recipiente, podendo até ser reaproveitada – para lavar o chão, por exemplo.

Conclusão

Se vale a pena ou não adquirir esse modelo depende muito de todos esses fatores e quais são a relevância dele para você. Cabe agora uma avaliação das vantagens e desvantagens e analisar quais pesam mais ou menos em seu caso.

O fato é que o ar condicionado portátil é bom e funciona muito bem!

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

catorze + 20 =