A velocidade com que as páginas do seu website carregam pode ser determinante no número de acessos e conversões, especialmente em se tratando de e-commerce. Os usuários estão cada vez mais adaptados às conexões velozes, e 1 segundo de demora pode ser a diferença entre um novo cliente ou uma venda perdida.

Felizmente, você pode fazer com que o seu website seja carregado mais fácil usando os métodos que descrevemos a seguir.

tornar-website-mais-rápido

1. Diminua o seu conteúdo sempre que possível

Uma das práticas mais comuns ao criar websites mais leves é diminuir o tamanho de tudo o que for possível. Minimize os códigos usados na programação, como CSS e JavaScript, removendo os comentários e espaços em branco.

As imagens são sem dúvida os itens que mais pesam no carregamento de uma página. Você deve otimizá-las sempre que possível, escolhendo resoluções menores e salvando no formato apropriado: fotos em JPG e imagens lineares em PNG. Você também pode comprimir as imagens ao salvá-las no seu computador antes de enviar para o website. Se a imagem é no formato JPG, por exemplo, uma taxa de compressão de 60% pode ser a mais adequada.

2. Otimize a sua hospedagem

Muitas vezes os sites apresentam problemas em carregar o conteúdo rapidamente devido ao fato do servidor estar sobrecarregado. Isso é comum acontecer com websites que compartilham o mesmo servidor. Lojas online que apresentam um grande tráfego por exemplo, podem no 1&1 se beneficiar adquirindo uma hospedagem com servidor dedicado. Hoje em dia você encontra facilmente opções de hospedagem de qualidade a custos muito baixos, com mensalidades que chegam a custar menos de R$ 5,00.

3. Ative o Cache e Compressão

Um dos maiores e mais comuns problemas encontrados em websites é a ausência de um sistema de cache e compressão apropriados. A simples adição de GZIP e configuração das datas de cache do seu website para pontos mais distantes podem reduzir dramaticamente a velocidade de carregamento das suas páginas.

Você pode checar o desempenho do seu website através de uma ferramenta gratuita da Google, a PageSpeed Insights. Tudo o que você precisa fazer é inserir a URL e clicar em “Analizar”.  Após alguns segundos de processamento, a ferramenta irá indicar algumas sugestões para você melhorar o carregamento do seu site, bem como uma indicação de como implementar estas melhorias.

Uma boa técnica para ajudar você a decidir por implementar ou não um recurso que contribua para a lentidão do seu site é perguntar a si mesmo: Esse recurso irá melhorar a experiência do meu usuário/visitante? Muitas vezes, recursos são adicionados por parecem interessantes e chamativos, sem muita preocupação com o que o usuário final prefere – velocidade.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

1 × um =